terça-feira, 31 de maio de 2011

Os 10 maiores povos indígenas do Brasil (1 parte)


Talvez muitos não saibam, mas o Brasil está de repleto de índios que ainda vivem seguindo a cultura de seus povos. Muitas tribos vivem afastadas das cidades, moram em ocas, sem eletrodomésticos, móveis, energia elétrica ou qualquer outra tecnologia que conhecemos, e tiram da natureza tudo o que precisam para seu sustento e sobrevivência, desde comida, roupas e objetos, até instrumentos de caça e de diversão. Eu selecionei os 10 povos indígenas com maior população em nosso país.

1-Ticuna
Essa tribo tem 35.000 índios aproximadamente no país e habita, atualmente, a fronteira entre o Peru e o Brasil. De acordo com a história oral relatada pelos próprios ticunas, eles eram índios que habitavam a terra firme e as cabeceiras dos igarapés. Viviam em constante guerra com outras tribos e aldeias ticunas. Os primeiros contatos com os não índios datam do final do século XVII, quando jesuítas espanhóis vindos do Peru, liderados pelo padre Samuel Fritz, começaram a fundar diversos aldeamentos ao longo do rio Solimões, aldeamentos estes que correspondem aos atuais municípios de São Paulo de Olivença, Amaturá, Fonte Boa e Tefé.

2 - Guarani
Com cerca de 30.000 índios, os guaranis são uma das etnias mais documentadas de todos os tempos e uma das mais representativas etnias indígenas das Américas. Seus territórios tradicionais ocupam uma ampla região da América do Sul que abrange Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e a porção centro-meridional do território brasileiro. São chamados povos (no plural) pois sua ampla população encontra-se dividida em diversos subgrupos étnicos e cada um possui especificidades dialetais, culturais e cosmológicas, diferenciando assim sua forma de ser guarani das demais.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário